segunda-feira, 27 de junho de 2011

Xangô.... Kaô kabecilê!

Olá queridos irmãos...publicamos este post pra falar um pouco sobre o orixá Xangô... o orixá do mês!!!




Na Umbanda o Orixá Xangô é sincretisado na maioria dos terreiros com São Jeronimo, mas São João Batista entre outros também são lembrados. Xangô é o Orixá da justiça divina, com a balança de nossos atos na sua mão esquerda e seu machado na mão direita pronto para julgar e executar como bem diz a sua lei: "Quem deve paga, quem merece recebe", Xangô é também o Orixá das pedreiras, o senhor daquilo que é imbatível, rígido que não dobra com facilidade, normalmente de temperamento muito forte. Não devemos esquecer que Xangô é o senhor do elemento Fogo, mas também faz parte da triáde da água por comandar as cachoeiras junto com Mamãe Oxum. O Orixá é regente também do signo de Sagitário e Peixes. Sendo que os signos de Cancêr, Escorpião, Áries e Leão também tem uma ligação secundária com este grande Arcano.
É importante ressaltar que sua ligação com Oxum é muito forte, mas onde Xangô governa sempre há a presença de Iansã a senhora dos ventos, e grande companheira deste Orixá.

Os filhos de Xangô em sua maioria são de estatura grande, ombros largos e acima do peso. Na personalidade são extremamente leais a seus ideais, confiáveis, grandes líderes, benevolentes, detentores da justiça e diplomáticos. No aspecto negativo: são rebeldes, autoritários, teimosos e donos da verdade. São grandes combatentes também mas só pelo seus ideais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário