terça-feira, 21 de junho de 2011

Pontos Cantados na TUAB

Qual a importância dos pontos cantados na nossa Umbanda querida e na nossa TUAB?!

O ponto cantado é de suma importância no ritual de Umbanda. É uma evocação de chamada ou de expulsão, podendo atrair um Espírito benévolo ou servir para afastar um intruso ou zombeteiro.
Os Pontos cantados são importantíssimos nos trabalhos de Umbanda. São eles que mantêm a tônica vibratória do Templo de Umbanda, contribuindo para a harmonia e facilitando a chegada dos Guias e sua incorporação nos médiuns.  A Umbanda, ao ser anunciada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, incorporou essa expressão humana, mística e religiosa.
O umbandista, ao cantar um ponto, chama assim os seus Guias, as Falanges protetoras que o devem assistir no ritual.
 
Há algumas regras que devem ser obedecidas, com relação aos Pontos Cantados:
 
* O ponto deve ser cantado com ritmo exato, fiel à letra e sem nenhuma adulteração do original.
 
* O ponto deve ser cantado com respeito, atenção, sentimento e compreensão, com o pensamento voltado para a Entidade ou Entidades da respectiva Linha, Legião ou Falange;
 
* Evite a intromissão de maus pensamentos, principalmente os de caráter interesseiro, pois as ondas mentais negativas, assim produzidas, podem provocar a vinda de entidades maléficas opostas às invocadas;
 
*O ritmo do ponto deve estar sempre ajustado a cada linha, de acordo com os toques do atabaque, ou do que for utilizado para manter o ritmo dos cânticos, como palmas ou batidas ritmadas com os pés.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário