sexta-feira, 26 de junho de 2015

O EGO E A UMBANDA...


Salve irmãos... que Oxalá lhes guarde!
Venho hoje dividir com vocês, um pensamento, uma reflexão...
Posso lhes dizer ... no meu pequeno caminhar dentro dessa religião abençoada, que já vi muitas coisas, ouvi muitas coisas, aprendi muitas coisas...
Hoje quero falar sobre uma coisa, que pode acabar com a força de um médium, ou até mesmo de um terreiro.
A coisa que mais se ouve nos terreiros hoje em dia é: o meu Exú é isso, a minha Oxum é aquilo, meu baiano é o mais... bla bla blá! EU, MEU, MINHA...
Ou então quando um consulente alcança o médium, para humildemente agradecer, na sua infinita inocência, em associar o médium a entidade, por uma graça alcançada, um problema solucionado, esse se sente um pavão... com o peito estufado de orgulho... mas não pensem vocês caros irmão que isso é felicidade pela pessoa atendida, isso é sim, ego insuflado, a pessoa só falta pedir a declaração por escrito para colocar no jornal...
E a internet?... pai Olorum... essa acaba virando palco algumas vezes... mas não pela luta em defesa às religiões afro brasileiras... e sim pela quantidade de curtidas que tal publicação vai lhe render...
E por fim meus irmãos, acaba-se por perder a essência do divino, do puro, da verdade da umbanda... que é a humildade, o pé no chão (de terra de preferência), a resignação, a resiliência...
É aquele momento em que devemos olhar sempre o problema do próximo, a aflição, a dor e a necessidade dele...
O terreiro é o lugar onde o ego NUNCA deve adentrar... pois com certeza não haverá espaço pra ele e as essências da umbanda no mesmo lugar... fatalmente uma delas será perdida, e então a caridade perderá-se no caminho.
Por isso digo pra você meu irmão, minha irmã...
A umbanda é mais que contas no pescoço, capas de orixá, vestimenta de caboclo... a umbanda é mais do que a saia mais rodada... é mais do que o enfeite mais bonito!!!
A umbanda é a alma, é a luz... e força da lágrima... é a vibração de um coração junto a batida do couro da curimba...
E se você meu irmão, minha irmã.. ainda não captou essa frequência... reveja seus conceitos... porque só você ta perdendo!

Que Oxalá abençoe a todos ...

Por... Vanessa Silva (Diretoria Cultural da TUAB)

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. E Que Oxala abençoe vc Daniela Macena... e EXU também!

    ResponderExcluir