quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

2 de Fevereiro - Dia de Iemanjá... Salve a Rainha do Mar!


Deusa da nação de Egbé, nação esta Ioruba onde existe o rio Yemojá (Iemanjá). No Brasil, rainha das águas e mares. Orixá muito respeitada e cultuada é tida como mãe de quase todos os Orixás. Por isso a ela também pertence a fecundidade.

Em vários lugares, no dia 2 de fevereiro ou no ano novo fazem-se homenagens a grande mãe Iemanjá. 
É protetora dos pescadores e jangadeiros. 

Também é cultuada na Umbanda no dia 8 de dezembro, data na qual é comemorado o dia de Nossa Senhora da Conceição, que é o sincretismo de Iemanjá no catolicismo.

Existe uma lenda baiana sobre a origem de Iemanjá que esta diretamente ligada com o fato de Iemanjá ser representada pelas sereiras na Umbanda.
Diz a lenda que pelos mares do Rio Vermelho na Bahia, a pesca de xerê era abundande, e uma dia ao retirar sua rede do mar, um pescador se deparou com uma linda sereia, que saiu do mar cantando para ele.
Sua beleza era hipnotizante e o pescador não resistiu e levou ela para o povoado, onde estava havendo uma missa... A sereia então ficou desesperada e profundamente envergonhada por estar em meio aos homens.
Daí acreditam ser a origem do fato de Iemanja sempre ser associada ao choro.
Com dó da sereia e muito arrependido do que havia feito, no dia 02 de fevereiro, o pescador devolveu a sereia ao mar, e prontamente ela voltou para as ondas, cantando e chorando.
Por isso todo dia 2 de fevereiro é cultuado principalmente na Bahia o dia de Iemanjá e em homenagem à sereia são jogados no mar varias oferendas à ela, assim como flores, perfumes, pentes, espelhos e etc.

É claro que isso tudo faz parte das lendas sobre orixás, e vai da crença de cada um.
O que podemos é pedir axè e proteção a essa nossa grande mãe e pedir que ela lave nossos caminhos com as aguas dos seus mares.

Odoyá Iemanjá....

Nenhum comentário:

Postar um comentário