terça-feira, 15 de novembro de 2011

Exú & Pomba Gira

EXÚ

Exu é entidade de luz (em evolução) com profundo conhecimento das leis magísticas e de todos os caminhos e trilhas do Astral Inferior.
Algumas literaturas afirmam que a forma com que são representos de capa, chifre, rabo, como se fossem o próprio diabo, servem pra impor respeito e medo aos seus subordinados.
Exus são os guardiões, são os espíritos responsáveis pela disciplina e pela ordem no ambiente.
São trabalhadores que se fazem respeitar pelo caráter forte e pelas vibrações que emitem naturalmente. Eles se encontram em tarefa de auxílio. Conhecem profundamente certas regiões do submundo astral e são temidos pela sua rigidez e disciplina.
São nossa força de defesa, são temidos no submundo astral, porque se especializaram na manutenção da disciplina por várias e várias encarnações.
Na Umbanda a caridade é lei maior, por isso é correto afirmar que os Exus de umbanda não fazem "trabalhos" em troca de nada. Diferente de aceitarem um agrado que lhes é oferecido de bom grado pelos consulentes, porém NUNCA devem pedir pagamento por pedidos feitos. Ao contrário do que muitos pensam, exus são entidades de trabalho para o bem, para a prosperidade, para a ajuda e nao para fazer o mal.
Existe até mesmo um ponto que diz "Salve Exu que é batizado... Exu não ataca ninguém", isso nada mais e do que o fato de que verdadeiros Exus de Umbanda, exus com luz sabem sua funçao, que é de proteger, ajudar, segurar o encarnado, o resto, são espiritos se passando por Exu. 
Os espíritos que chamamos de Exus são, na verdade, os guardiões, os atalaias do Plano Astral. São bondosos, disciplinados e confiáveis. Utilizam o rigor a que estão acostumados para impor respeito, mas são trabalhadores do BEM.
São eles os verdadeiros Exus da Umbanda, conhecidos como guardiões, nos sub-planos astrais ou umbral. Verdadeiros defensores da ordem, da disciplina, formam a polícia do mundo astral, os responsáveis pela manutenção da segurança, evitando que outros espíritos descompromissados com o bem instalem a desordem, o caos, o mal. Tem experiência nessa área e se colocam a serviço do bem, mas são incompreendidos em sua missão e confundidos com demônios e com os quiumbas, os marginais do mundo astral.

Dia da Semana: Segunda feira
Cores: Vermelho e Preto
Saudação: Laroyê!

POMBA GIRA


Na Umbanda Pombagira (ou Pomba-gira) é uma entidade que trabalha na linha de esquerda.
Há muitas pessoas que as associam com prostitutas, ou mulheres que gostam de se expor aos homens e sedentas por sexo. As distorções e preconceitos são características dos seres humanos quando eles não entendem corretamente algo, querendo trazer ou materializar conceitos abstratos, distorcendo-os. Pomba Giras são entidades que trabalham para o bem e assim como os exús, viveram na Terra e hoje, por afinidade fluídica, militam como mais uma corrente de trabalho portentosa dentro da Umbanda.
As Pombas Gira são grandes magas e conhecedoras das fraquezas humanas. São executoras da Lei.
São também grandes conselheiras e verdadeiras psicologas no que diz respeito ao contato com os encarnados.
Assim como os Exús são confundidas com espiritosem luz, que só trabalham para o mal, ou então, servem somente para fazer amarraçoes no amor, e roubar o marido alheio.
Ledo engano, assim como os Exus, as pomba-giras são espiritos de grande conhecimento sobre o umbral e as baixas faixas de energia do mundo astral, para tanto, conhecem exatamente espiritos perturbados e sua função é proteger as pessoas dessas influências, por isso são denominadas guardiãs.
Assim como o Exu também, trabalham em troco de sua evolução no mundo astral, sem se preocupar em receber nada em troca, porem são mais  vaidosas e ficam imensamente feliz com pequenos agrados como brincos, pulseiras, batons, perfumes, etc.

Dia da Semana: Segunda feira
Cores: Vermelho e Preto
Saudação: Laroyê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário