quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Homenagem a Iemanjá - 07/12/2013

Olá queridos irmãos...
Em primeiro lugar gostaria de me desculpar pela ausência de posts durante o ano de 2013. Realmente tivemos tempos corridos, e acabou-se por sacrificar as postagens neste blog.
Porém já voltamos ao normal, e no ano de 2014 prometo um blog recheado de fotos e mensagens para todos.
Colocarei a partir de hoje, fotos aleatórias sobre algumas homenagens aos orixás que realizamos ao decorrer do ano, e que não foram ainda compartilhada com vocês, iniciando com nossa homenagem ao orixá do mês: NOSSA MÃE IEMANJÁ.
Realizou-se na Tenda de Umbanda Adelino Baiano, no dia 07/12/13 as 19:30h a homenagem.

Nossa oferenda à rainha do mar

O barco com as flores a ser entregue no mar

Nosso congá de Harmonia

A oferenda à Iemanjá, aos pés de pai Oxalá

Oferendas

Benção de nossa mãe a um de nossos irmãos, e nosso ponto de força: nosso atabaque!

Saudando as entregas

Nosso Pai Adelino saudando os orixás

Filhas de Iemanjá incorporadas

Filhas de Iemanjá incorporadas

Minha benção, minha base, minha luz... MINHA MÃE!

Filhas de Iemanjá incorporadas

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

CALENDÁRIA TUAB - 2014

Ola queridos irmãos...

Este é o nosso calendário de trabalhos para o ano de 2014.


Quaisquer eventuais mudanças comunicaremos através do blog...

Que Oxalá abençoe a todos!


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

4/12 - Dia de Iansã.... Eparrei Oyá


No dia 4 de dezembro homenageamos o orixá rainha dos raios e tempestades, senhora que controla os espíritos dos mortos a guerreira destemida Iansã. 
Iansã, ou Oyá, é um orixá sincretizado com Santa Bárbara, na igreja católica.
Oyá, a deusa do Rio Niger, é representada com um alfange e uma cauda de animal nas mãos, e com um chifre de búfalo na cintura.
CURIOSIDADE:O nome Iansã é um título que Oyá recebeu de Xangô. Esse título faz referência ao entardecer, Iansã pode ser traduzido como “a mãe do céu rosado” ou a “mãe do entardecer“. Ao contrário do que muitos pensam Iansã não quer dizer “a mãe dos nove“.Xangô a  chamava de Iansã pois dizia que Oyá era radiante como o entardecer ou como o céu rosado e é por isso que o rosa é sua cor por excelência.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

ORIXÁ DO MÊS... IEMANJÁ



Mês de dezembro... mês das águas.... Odoya minha mãe!

Iemanjá é o orixá mãe de todos os orixás.. é a regente do amor, da fecundidade!
É o orixá que rege o dom da maternidade nas mulheres! Rege o amor entre as familias e a conciliação do lar.

No Brasil é cultuada e considerada rainha das águas salgadas... sincretizada com Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora dos Navegantes entre outras.

Na Bahia é comemorado seu dia em 02 de fevereiro, porém no restante do Brasil, nos cultos de Umbanda e Candomblé, associa-se ao mês de dezembro devido ao dia de Nossa Senhora da Conceição (8/12), e também por ser o mês de encerramento do ano e nascimento de um novo ano. Simboliza a renovação. O nascer de um ciclo novo.

Entregas para Iemanjá normalmente são feitas na praia e se baseiam em peixes, frutas, manjar branco, frutas e champanhe. Todas cercadas de rosas brancas ou crisântemos brancos, talco e perfume de alfazema.
Algumas pessoas costumam oferendar jóias, sabonetes, espelhos, vidros de perfume, mas nós da Tenda de Umbanda Adelino Baiano, como somos adeptos das entregas ecológicas, com todo respeito a todas as crenças é claro, optamos por oferendar aquilo que vem da natureza e que não agrida a natureza, portanto as comidas, flores e frutos. 

Filhos (as) de Iemanjá são pessoas de personalidade forte, porem são muito amorosas, e as filhas de Iemanjá tem por tendência tornar-se mãe de todos a sua volta. Cuidam das pessoas, porém costumam ter a fala solta, não pensam muito na hora de falar.
Podem se tornar pessoas rancorosas e vingativas quando ofendidas no seu orgulho ou quando mexem com um de seus "filhos".

Oração de Iemanjá
Divina Mãe, protetora dos pescadores e que governa a humanidade, dai-nos proteção. Oh! Doce Iemanjá, limpai as nossas auras, livrai-nos de todas as tentações. És a força da natureza, linda Deusa do amor e bondade (fazer o pedido). Ajude-nos descarregando as nossas matérias de todas as impurezas e que a vossa falange nos proteja, dando-nos saúde e paz. Que assim seja feita a vossa vontade. Odoyá!




Próximo trabalho...

Olá queridos irmãos,
Somente para informá-los o próximo trabalho será no dia 07/12/2013 às 19:30h.
Homenagem a Iemanjá e encerramento dos trabalhos do ano.

Que Oxalá abençoe a todos e as suas famílias e lares....Que vocês tenham um Natal abençoado e um Ano Novo de muita luz!