sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A umbanda e a quaresma

Bom dia queridos irmãos... vamos conhecer um pouco da história da nossa Umbanda querida?!


                      A Umbanda e Quaresma

   Dentre os vários compromissos que os verdadeiros Umbandistas devem ter para com a religião que abraçaram, estão os de esclarecerem, difundirem e enaltecerem os reais valores, bases e diretrizes de nossa Sagrada Umbanda. Desta forma, observações, avaliações e conceitos devem alcançar e modificar determinadas condutas que, embora habituais, têm como base preceitos estranhos a nossa religião.
    Neste contexto, reportemo-nos, sucintamente ao ato litúrgico católico nominado Quaresma. A Quaresma e o próprio nome revelam, é um período de 40 dias que tem início após as festas ditas profanas (carnaval), culminando no domingo de páscoa. Tem como finalidade, segundo os católicos, preparar o indivíduo, mediante processos de conversão e penitência, para a expurgação de influências carnais e mundanas e a absorção de valores sagrados. Tal período litúrgico, afirmam alguns, se consolidou no final do século III, tendo sido citado no 1° Concílio (Assembléia) Ecumênico de Nicéia, no ano 325.
   Não obstante respeitarmos esta prática religiosa, própria dos católicos, devemos ter em mente que tal habitualidade pertence ao catolicismo, e não a Umbanda. E por quê então um número razoável de terreiros fecham suas portas, suspendendo as atividades espírito-caritativas durante este período?
        1° Influência dos tempos de Catolicismo:- muitas pessoas que hoje são dirigentes Umbandistas, no passado professavam a religião católica. Converteram-se à Umbanda, mas esqueceram-se de deixar na antiga religião preceitos próprios da mesma.
       2° Justificação para longas férias: - encontram no período católico da Quaresma o meio ideal de justificarem sua vontade particular de descanso, de deleites materiais, sem serem alvos de críticas por estarem suspendendo atividade de auxílio espiritual aos necessitados, uma vez que a maioria não sabe o que é quaresma.
      Os Umbandistas, consoante o que foi mencionado, devem ter consciência e convicção de que os terreiros são verdadeiros pronto-socorros espirituais e jamais poderão fechar suas portas a médiuns e assistentes. Ou será que a tristeza, a frustração, as demandas, as doenças, e outras situações negativas deixam de afligir as pessoas durante a quaresma?
      Sejamos sensatos. A Umbanda é religião cristã. É fato. Não significa, no entanto, que tenhamos de aplicar atos litúrgicos alienígenas à mesma.
       Se os católicos são de opinião que a melhor forma de expiar suas faltas é jejuar e fazer penitência, ficando na última semana dos 40 dias a chorar o sofrimento de Jesus, bom para eles.
       Nós umbandistas somos sabedores que o Meigo Nazareno não quer que soframos por Ele, mas sim que coloquemos em prática suas lições de amor, fé, caridade e fraternidade, virtudes que pregou quando encarnado, como alicerces seguros para a evolução da humanidade.
       Reverenciemos o Cristo da Galiléia com trabalhos espirituais, que não podem parar, pois que o socorro é sempre urgente. A Umbanda é a manifestação do espírito para a caridade. E caridade é Jesus em ação.

Salve a Umbanda !!!

(Texto extraído do site:                                                                                                          www.jornalumbandahoje.com.br)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Proximo Trabalho

Olá queridos irmãos....


Esse post é só para comunicar a data e horario do próximo trabalho


DATA: 25/02/2012
HORÁRIO: 19:00h

HOMENAGEM À OXÓSSI

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

2 de Fevereiro - Dia de Iemanjá... Salve a Rainha do Mar!


Deusa da nação de Egbé, nação esta Ioruba onde existe o rio Yemojá (Iemanjá). No Brasil, rainha das águas e mares. Orixá muito respeitada e cultuada é tida como mãe de quase todos os Orixás. Por isso a ela também pertence a fecundidade.

Em vários lugares, no dia 2 de fevereiro ou no ano novo fazem-se homenagens a grande mãe Iemanjá. 
É protetora dos pescadores e jangadeiros. 

Também é cultuada na Umbanda no dia 8 de dezembro, data na qual é comemorado o dia de Nossa Senhora da Conceição, que é o sincretismo de Iemanjá no catolicismo.

Existe uma lenda baiana sobre a origem de Iemanjá que esta diretamente ligada com o fato de Iemanjá ser representada pelas sereiras na Umbanda.
Diz a lenda que pelos mares do Rio Vermelho na Bahia, a pesca de xerê era abundande, e uma dia ao retirar sua rede do mar, um pescador se deparou com uma linda sereia, que saiu do mar cantando para ele.
Sua beleza era hipnotizante e o pescador não resistiu e levou ela para o povoado, onde estava havendo uma missa... A sereia então ficou desesperada e profundamente envergonhada por estar em meio aos homens.
Daí acreditam ser a origem do fato de Iemanja sempre ser associada ao choro.
Com dó da sereia e muito arrependido do que havia feito, no dia 02 de fevereiro, o pescador devolveu a sereia ao mar, e prontamente ela voltou para as ondas, cantando e chorando.
Por isso todo dia 2 de fevereiro é cultuado principalmente na Bahia o dia de Iemanjá e em homenagem à sereia são jogados no mar varias oferendas à ela, assim como flores, perfumes, pentes, espelhos e etc.

É claro que isso tudo faz parte das lendas sobre orixás, e vai da crença de cada um.
O que podemos é pedir axè e proteção a essa nossa grande mãe e pedir que ela lave nossos caminhos com as aguas dos seus mares.

Odoyá Iemanjá....