domingo, 25 de setembro de 2011

PROXIMO TRABALHO

Olá queridos irmãos...
Esse post é só pra avisar sobre a data do próximo trabalho:

DATA: 07/10/2011
HORÁRIO : 19:30h

Que Oxalá abençoe à todos!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PARA REFLETIR....UMBANDA É CARIDADE...

O conceito principal e fundamental da nossa umbanda sagrada é a CARIDADE!
O lema do BOM umbandista deve ser: 

"Dê de graça, o que de graça recebes: amor, humildade, caridade e fé" 


Seguindo os ensinamentos passados por nosso pai Oxalá, nossos Pretos-Velhos, nossas entidades de luz e força, não há meio maior e melhor de se aproximar do Criador, senão pela caridade... pelo amor ao próximo.
A mediunidade é um dom, mais que um dom, um presente divino. 
Uma forma de atingir o coração das pessoas mais necessitadas e lhes encher de carinho e segurança.

Afinal, a Umbanda é amor! Amor pelos encarnados e pelos desencarnados.
Amor por ajudar aos necessitados. Amor pela caridade.
Desde que foi revelada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, a caridade foi colocada como alicerce da Umbanda e todas as entidades que estiverem dispostas a trabalhar em prol da humanidade terão seu lugar em um verdadeiro terreiro de Umbanda. 
Afinal, a Umbanda é serviço prestado ao próximo, é se esquecer do orgulho humano e aprender a ser humilde, aprender a respeitar o sofrimento alheio como se fosse o nosso próprio sofrimento.
Ser Umbandista é ter sempre o coração aberto ao novo, ao diferente, pois a Umbanda é filha do preconceito, e na Umbanda não se deve existir discriminação. Somos todos iguais e devemos nos tratar por iguais!
Por isso, seguindo os conselhos de Nosso Pai Adelino Baiano, e de todos os guias da nossa TUAB, eu vos deixo nossa mensagem:

" Sejamos caridosos meus irmãos, e então seremos Umbandistas,  de corpo, alma, mente e coração".

PRÓXIMO TRABALHO



Olá queridos irmãos....
Esse post é só pra avisar sobre a data do próximo trabalho.

DATA : 24/09/2011

HORÁRIO : 19:30h

Que Oxalá abençoe a todos!

domingo, 4 de setembro de 2011

PROXIMO TRABALHO


Olá queridos irmãos...
Esse post é só para comunicar a data do próximo trabalho.

Data : 10/09/2011
Horário : 19:30h
GIRA DE ESQUERDA


Que Oxalá abençoe a todos!

COSME & DAMIÃO - Orixá do Mês




São a alegria que contagia a Umbanda. Descem nos terreiros simbolizando a pureza, a inocência e a singeleza. Seus trabalhos se resumem em brincadeiras e divertimentos. Podemos pedir-lhes ajuda para os nossos filhos, resolução de problemas, fazer confidências, mexericos, mas nunca para o mal, pois eles não atendem pedidos dessa natureza.
São espíritos que já estiveram encarnados na terra e que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda. Em sua maioria, foram espíritos que desencarnaram com pouca idade (terrena), por isso trazem características de sua última encarnação, como o trejeito e a fala de criança, o gosto por brinquedos e doces.
Assim como todos os servidores dos Orixás, elas também tem funções bem específicas, e a principal delas é a de mensageiro dos Orixás, sendo extremamente respeitados pelos caboclos e pelos pretos-velhos.
É uma falange de espíritos que assumem em forma e modos, a mentalidade infantil. Como no plano material, também no plano espiritual, a criança não se governa, tem sempre que ser tutelada. É a única linha em que a comida de santo (Amalás), leva tempero especial (açúcar). É conhecido nos terreiros de Nação e Candomblé, como (ÊRES ou IBEJI). Na representação nos pontos riscados, Ibeji é livre para utilizar o que melhor lhe aprouver. A linha de Ibeji é tão independente quanto à linha de Exu.

Ibeijada, Erês, Dois-Dois, Crianças, Ibejis, são esses vários nomes para essas entidades que se apresentam de maneira infantil.
Na Umbanda mais uma vez, vemos a diferença entre as entidades/divindades. A Criança na Umbanda é apenas uma manifestação de um espírito cujo desencarne normalmente se deu em idades infanto-juvenis. São tão barulhentos como os Erês,  embora alguns são bem mais tranqüilos e comportados.
normalmente brasileiros. Rosinha, Mariazinha, Ritinha, Pedrinho, Paulinho, Cosminho, etc...
As crianças de Umbanda comem bolos, balas, refrigerantes, normalmente guaraná e frutas,
Quando incorporadas em um médium, gostam de brincar, correr e fazer brincadeiras (arte) como qualquer criança. É necessária muita concentração do médium (consciente), para não deixar que estas brincadeiras atrapalhem na mensagem a ser transmitida.
Os "meninos" são em sua maioria mais bagunceiros, enquanto que as "meninas" são mais quietas e calminhas. Alguns deles incorporam pulando e gritando, outros descem chorando, outros estão sempre com fome, etc... Estas características, que às vezes nos passam desapercebido, são sempre formas que eles têm de exercer uma função específica, como a de descarregar o médium, o terreiro ou alguém da assistência. 
A exteriorização da mediunidade é apresentada nesta gira sempre em atitudes infantis. O fato, entretanto, é que uma gira de criança não deve ser interpretada como uma diversão, embora normalmente seja realizada em dias festivos, e às vezes não consegamos conter os risos diante das palavras e atitudes que as crianças tomam.
A festa de Cosme e Damião, santos católicos sincretizados com Ibeiji,  à 27 de Setembro é muito concorrida em quase todos os terreiros do pais. 
Não gostam de desmanchar demandas, nem de fazer desobsessões. Preferem as consultas, e em seu decorrer vão trabalhando com seu elemento de ação sobre o consulente, modificando e equilibrando sua vibração, regenerando os pontos de entrada de energia do corpo humano.
Estas entidades são a verdadeira expressão da alegria e da honestidade, dessa forma, apesar da aparência frágil, são verdadeiros magos e conseguem atingir o seu objetivo com uma força imensa, atuam em qualquer tipo de trabalho, mas, são mais procurados para os casos de família e gravidez.
A Falange das Crianças é uma das poucas falanges que consegue dominar a magia. Embora as crianças brinquem, dancem e cantem, exigem respeito para o seu trabalho, pois atrás dessa vibração infantil, se escondem espíritos de extraordinários conhecimentos.
Os erês são, via de regra, responsáveis pela limpeza espiritual do terreiro. 




 Seguem alguns links com pontos de Cosme e Damião...
 
http://www.youtube.com/watch?v=03VjJEw7LkE
http://www.youtube.com/watch?v=PoZfYTlySWQ&feature=related

Que Oxalá Abençoe a Todos!