domingo, 28 de agosto de 2011

OBALUAÊ - ORIXÁ DO MÊS

 
Na Umbanda, o culto é feito a Obaluaiê, que se desdobra com o nome de Omulu. Orixá originário do Daomé. É um Orixá sombrio, tido entre os iorubanos como severo e terrível, caso não seja devidamente cultuado, porém Pai bondoso e fraternal para aqueles que se tornam merecedores, através de gestos humildes, honestos e leais.
Nanã decanta os espíritos que irão reencarnar e Obaluaiê estabelece o cordão energético que une o espírito ao corpo (feto), que será recebido no útero materno assim que alcançar o desenvolvimento celular básico (órgãos físicos).
Ambos os nomes surgem quando nos referimos à esta figura, seja Omulu seja Obaluaiê. Para a maior parte dos devotos do Candomblé e da Umbanda, os nomes são praticamente intercambiáveis, referentes a um mesmo arquétipo e, correspondentemente, uma mesma divindade. Já para alguns babalorixás, porém, há de se manter certa distância entre os dois termos, uma vez que representam tipos diferentes do mesmo Orixá.
São também comuns as variações gráficas Obaluaê e Abaluaê.
Um dos mais temidos Orixás, comanda as doenças e, consequentemente, a saúde. Assim como sua mãe Nanã, tem profunda relação com a morte. Tem o rosto e o corpo cobertos de palha da costa, em algumas lendas para esconder as marcas da varíola, em outras já curado não poderia ser olhado de frente por ser o próprio brilho do sol. Seu símbolo é o Xaxará - um feixe de ramos de palmeira enfeitado com búzios.


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Campanha do Agasalho...

Queridos irmãos...
Quero agradecer a colaboração de todos ...
A campanha do agasalho da TUAB foi um sucesso...
Muitos irmão serão beneficiados com sua solidariedade!
Muito obrigada a TODOS que participaram!

Que Oxalá ilumine à todos!!

PROXIMO TRABALHO

Olá queridos...
Esse post é só pra avisar a data do próximo trabalho:

DATA : 12/08/2011
HORA: 19:30h

Que Oxalá abençoe a todos!